Tupinambor ajuda a controlar o diabetes e colesterol
É uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) , riquíssima em inulina, uma fibra solúvel importante para o bom funcionamento intestinal. Além de reconstituir a flora intestinal, reduzir a absorção de colesterol, triglicerídeos, a inulina é ideal para celíacos e diabéticos.
O Tupinambor é originário da América do Norte, principalmente da região dos grandes Lagos do Canadá. Com a migração, a planta espalhou-se para outros países, como Brasil, México e Peru.
As pesquisas têm mostrado que a inulina é um tipo de açúcar que não é digerido no estômago, ou seja, vai direto ao intestino, conseguindo controlar problemas como diabetes, colesterol, obesidade e, principalmente, a constipação intestinal.
O Tupinambor também é rico em vitaminas e minerais, principalmente ferro, fósforo, potássio, niacina e tiamina. A farinha de Tupinambor pode ser usada diretamente no alimento ou em receitas de pães e biscoitos, além de sopas e cremes. Uma boa sugestão para o café da manhã, é utilizá-la no iogurte, granola ou suco.
Nas lojas Grão Natural, é possível encontrar o vidro de Tupinambor orgânico, com 100g e originário da agricultura familiar.