Alimentos não saudáveis matam cerca de 2 milhões de pessoas todos os anos, diz OMS
Os alimentos não saudáveis estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano, a maioria crianças. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste dia 7 de abril, que marca o o Dia Mundial da Saúde. De acordo com a OMS, as principais causas desses óbitos são bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas nocivas, responsáveis por causarem mais de 200 doenças, desde diarréia até câncer.
O tema do Dia Mundial da Saúde 2015 é a segurança alimentar. Documento da OMS enfatiza que com a crescente globalização do fornecimento de alimentos, é necessário cada vez mais fortalecer os sistemas que garantam a segurança dos alimentos em todos os países. Em virtude disso, neste Dia Mundial da Saúde, a organização tem buscado promover medidas para melhorar a segurança dos alimentos ao longo de toda a cadeia, do campo à mesa.
Cinco fatores para uma alimentação mais segura
A segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada. É importante trabalhar ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos, de agricultores e fabricantes até varejistas e consumidores. A publicação da OMS Cinco Fatores para uma Alimentação mais Segura oferece a a todos os setores orientações práticas sobre como manusear e preparar a comida.
Fator 1: Mantenha-o limpo
Fator 2: alimentos crus e cozinhados Separadas
Fator 3: alimentos Cozinhe bem
Fator 4: Mantenha os alimentos a temperaturas seguras
Fator 5: Use água potável e matérias-primas
O Dia Mundial da Saúde 2015 é uma oportunidade para alertar aqueles que trabalham em diferentes setores do governo, os agricultores, fabricantes, varejistas, profissionais de saúde e consumidores sobre a importância da segurança alimentar, além de aumentar a conscientização sobre o papel que cada um pode desempenhar para termos alimentos seguros.