Maio Verde: Cristo Redentor e Catedral do Rio são iluminados em homenagem ao Dia do Celíaco
Dois monumentos muito importantes do Rio de Janeiro (RJ), o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana, serão iluminados nesta segunda-feira (20/05) de verde, em homenagem ao Dia do Celíaco, no evento também conhecido como “maio verde”.
A homenagem inicia às 18h30min, com a participação de vários convidados.
O que é o Maio Verde
O Maio Verde surgiu com o objetivo de informar sobre o impacto da condição celíaca na vida das pessoas e conscientizar sobre esse universo “gluten free” através de uma ação mais profunda, onde todas as organizações, empresas do segmento, comunidade dos celíacos e médicos se unam pela causa, pelo movimento em prol de todas as pessoas que convivem ou fazem parte disso tudo.
Catedral Metropolitana
Um projeto do arquiteto Edgar de Oliveira Fonseca, a Catedral de São Sebastião, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, foi inaugurada em 1979, substituindo, como catedral da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Em estilo moderno, apresenta formato cônico, com 75 metros de altura externa e 64 metros de altura interna e capacidade para vinte mil pessoas em pé. A beleza da edificação, de linhas retas e sóbrias, deve-se aos vitrais coloridos rasgados nas paredes até a cúpula.
Cristo Redentor
Concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931, a estátua foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.
Ela fica no Bairro de Santa Teresa e é uma obra no estilo art déco que retrata Jesus Cristo. Está localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, Parque Nacional da Tijuca. Possui vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.
(Com informações da Acelbra/RJ e Wikipedia).