ONU faz campanha para reduzir o desperdício de alimentos no mundo

O desperdício mundial de alimentos é um dos mais graves problemas que afeta a fome no mundo. Em função disso, e visando a conscientização da população, está marcado para o próximo dia 29 de setembro, o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos (IDAFLW ). Esta será a quinta edição do movimento, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As atividades vão ocorrer em vários países do mundo, dando destaque para a necessidade de financiamento para reforçar os esforços em reduzir a perda e o desperdício de alimentos, contribuir para atingir as metas climáticas e avançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Estudos da UNEP, órgão da ONU, mostram que no ano de 2022, o desperdício global de alimentos, desde a cadeia que vai do varejo, serviço de alimentação e nível doméstico foi estimado em 19% do total disponível aos consumidores, sendo que no ano anterior estava em 13,2%.

Ainda segundo a ONU, em 2022 foram gerados 1,05 bilhão de toneladas de resíduos alimentares (incluindo partes não comestíveis), totalizando 132 quilos per capita e quase um quinto de todos os alimentos disponíveis para os consumidores. Do total de alimentos desperdiçados em 2022, 60% aconteceu no âmbito doméstico, com os serviços de alimentação responsáveis por 28% e o varejo por 12%.

Isso impacta não apenas os produtores, mas também os consumidores e as nações, sem mencionar os meios de subsistência e a estabilidade econômica. Outros dados, mostram que o desperdício de alimentos em aterros sanitários contribui para 8 a 10% das emissões totais do sistema agroalimentar, impactando as mudanças climáticas e a sustentabilidade ambiental. O gás metano produzido pela perda e desperdício de alimentos é pelo menos vinte e oito vezes mais prejudicial do que o dióxido de carbono nas mudanças climáticas.

Conforme a Meta 12.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas é necessário reduzir pela metade o desperdício global de alimentos per capita nos níveis de varejo e consumidor. Ela visa a diminuição do desperdício de alimentos em toda a cadeia de suprimentos, da produção ao consumo, melhoraria a eficiência geral do sistema alimentar, ajudando a garantir que mais alimentos cheguem aos necessitados.

Com informações da ONU.