Spirulina, o alimento do milênio
Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o alimento do milênio, a microalga Spirulina possui alta concentração de vitaminas, minerais, carotenoides e antioxidantes.
Também conhecida como “alga azul”, essa planta microscópica desenvolve-se em lagos tropicais e subtropicais, além de ser cultivada em tanques.
Existem mais de mil estudos científicos, comprovando que a Spirulina auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, reduz inflamações, é ótima para o fortalecimento do coração, rica em ferro, ajuda a controlar o colesterol, melhora a performance muscular, entre outra propriedades.
As proteínas da Spirulina são de fácil digestão e metabolismo. Além disso, ela é reconhecida como um alimento seguro. Assim, pode ser utilizada sem riscos para a saúde, servido até para reverter quadros de desnutrição. Cerca de 60 a 70% do seu peso seco é de proteína e possui grande biodisponibilidade dos aminoácidos da sua composição. Com isso, é considerada um complemento alimentar altamente nutritivo.
A riqueza de composição de aminoácidos se assemelha a da gema do ovo. Já existem pesquisas para tentar substituir a gema de ovo por spirulina, em receitas de bolos e massas. Ela, inclusive, pode ser usada para fazer maionese.
Melhor ainda se a spirulina for orgânica, pois estará livre de contaminantes químicos.