Anis estrelado, aroma e sabor que previnem gripes e resfriados

Com a chegada do inverno, é necessário o fortalecimento do nosso organismo para evitarmos gripes, resfriados ou doenças mais sérias. Entre as prevenções, estão, andar bem agasalhado, manter uma alimentação saudável, rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

Uma das formas de prevenção é a utilização do anis estrelado, que traz potenciais benefícios para o sistema imunológico.

Origem
Nativo da região sudoeste da China, o anis estrelado tem sido cultivado e utilizado há séculos em várias culturas e tradições medicinais.

Ele possui, entre seus componentes, o anetol, que tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e reduzir a gravidade dos sintomas relacionados a gripes e resfriados.

Também pode proporcionar alívio para alguns sintomas, como tosse, congestão nasal e dores de garganta. Seu aroma e sabor ajudam a aliviar a irritação das vias respiratórias e promover uma sensação de conforto.

Formato de estrela

A principal característica do anis estrelado, é o formato de estrela, composta por oito pontas pontiagudas. Cada uma delas contém uma semente em seu interior, que é a parte principal utilizada na culinária e medicina.

Vários estudos mostram que ele tem propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e antifúngicas. Também é conhecido por ajudar na digestão, aliviar cólicas e dores de estômago.

Como usar

A forma mais popular de consumo é como chá. Para prepará-lo, basta adicionar água quente. deixando em infusão por alguns minutos. O chá possui um sabor suave e pode ser apreciado tanto quente quanto frio. É frequentemente consumido para aliviar desconfortos digestivos e acalmar o sistema gastrointestinal.

Utilização culinária

O anis estrelado também é muito utilizado na culinária asiática, especialmente na cozinha chinesa e vietnamita. Ele é um ingrediente comum em preparação de pratos como sopas, caldos, molhos, marinadas e sobremesas.

Ainda pode ser combinado com outras especiarias, como canela, cravo e pimenta, para criar sabores únicos e complexos.

Mas não esqueça que, embora o anis estrelado seja geralmente considerado seguro quando utilizado em quantidades normais na culinária, o consumo excessivo pode ser prejudicial.

Além disso, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde ou nutricionista antes de utilizar qualquer especiaria ou planta para fins medicinais, especialmente se você tiver condições de saúde pré-existentes ou estiver tomando medicamentos.

Fonte: Grão Natural (graonatural.com.br).