Reforçar as defesas do organismo para termos uma vida saudável
Vivemos um momento sem precedentes para a nossa geração. A pandemia que se alastra pelo mundo, causando dezenas de milhares de doentes e milhares de mortes, é um sintoma muito claro de que a nossa saúde vai mal. A população tem se alimentado de forma inadequada.
Alimentos modificados geneticamente, pobres em fibras, altamente industrializados, muito processados e com baixo valor nutricional têm aberto as portas do nosso organismo para vírus, bactérias e fungos, que trazem inúmeras doenças. E o coronavírus é apenas mais uma dessas enfermidades, a exemplo do que já ocorreu em anos anteriores com o influenza e o H1N1.
Uma das primeiras providências que devemos tomar é reforçar o nosso sistema imunológico. Substituir os produtos de baixo valor nutricional por alimentos ricos em fibras, vitaminas, proteínas e minerais. Comer legumes, frutas, proteínas e alimentos oleaginosos são fundamentais para uma nutrição mais saudável.
Veja a seguir alguns alimentos que ajudam a reforçar nosso sistema imunológico:
Vegetais verde-escuros: Brócolis, agrião, acelga, mostarda, folha de beterraba, couve e espinafre fazem parte desse grupo. Eles possuem ácido fólico, que ajuda no aumento dos glóbulos brancos do sangue e auxiliam no combate a agentes invasores do organismo. Também são ricos em clorofila, cálcio, potássio, ferro, fibras e vitaminas A, C, K e as do complexo B.
Cítricos – As frutas cítricas também são excelentes para aumentar a imunidade do nosso organismo. São ricas em ácido ascórbico e vitamina C, que além de antioxidante, ajuda a prevenir o escorbuto, ocasionado pela carência dessa vitamina. Neste grupo estão acerola, kiwi, laranja, limão, abacaxi e maracujá.
Ômega 3 – Ômega 3 é uma gordura poli-insaturada que tem entre seus principais benefícios a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. Seus ácidos graxos são o DHA (docosahexaenoico), o EPA (eicosapentaenoico) e o ALA (alfa-linoleico). Os dois primeiros estão presentes nas oleaginosas e em especial nos animais marinhos de águas geladas, enquanto o ALA é de origem vegetal.
O ômega 3 ajuda no fortalecimento do coração, reduz a pressão arterial, regula os níveis de colesterol no organismo, além de ser bom para a visão, para o cérebro, e para auxiliar no combate à depressão e o diabetes. Entre os animais marinhos, destacam-se as sardinhas, atum e bacalhau. Já o ALA concentra-se mais na linhaça e chia. Nas lojas de produtos naturais há os suplementos de ômega 3, alguns com alto teor de EPA e DHA.
Oleaginosas – Além de ricas nos vários ômegas, também são fontes de energia, proteínas, lipídios, bioativo, vitaminas e minerais. As oleaginosas possuem ainda bastante vitamina E, que associada ao ômega 3, reduz a oxidação dos ácidos graxos e prolonga a nossa saúde cardiovascular. Elas têm ação antioxidante e anti-inflamatória, combatendo os radicais livres, um dos responsáveis por doenças inflamatórias e autoimunes.
Entre as principais oleaginosas estão o a castanha do pará (que é rica em selênio), as amêndoas (fonte de vitamina E e magnésio), a castanha de caju (quem contém zinco e atua na proteção do sistema cardiovascular) e a macadâmia (fonte de cobre, cálcio, magnésio e vitamina B1).
Assim, com o fortalecimento do organismo através de uma alimentação saudável, equilibrada nos ingredientes necessários para o nosso dia-a-dia, associada à realização de atividades físicas e adequadas horas de sono, nos possibilitarão um corpo saudável e que criará os anticorpos necessários para combater gripes, resfriados e outras doenças.